top of page
  • The B Collector

A negritude da Barbie

Nesta semana o nosso canal no YouTube lançou luz sobre um tema antigo, porém recorrente dentro do mundo Barbie: a negritude da boneca.

A mattel demorou 20 anos pra introduzir a primeira Barbie Negra. E ainda assim, quando comparamos o espaço dado a essa boneca com o dado a Barbie “Original”chegamos a conclusão de que ainda temos um longo caminho pela frente quando se trata de diversidade.

A Barbie tem evoluído, é claro. Forçada principalmente pela queda de vendas a mattel teve que se adaptar a novos tempos, em que as pessoas não toleram mais padrões e esteriótipos tão fixos e difíceis de alcançar quanto os Barbie original.


Vimos o surgimento de uma infinidade de novos corpos e cabelos, muito mais condizentes com a maioria da população. Esperamos, é claro que essa nova onda não seja uma marola passageira, mas sim um tsunami: grande e destruidor sobre os antigos preceitos de beleza.

Valorizando o nosso corpo, as nossas características, a nossa inteligência e, principalmente a visão saudável sobre si mesmo esperamos que as crianças de hoje possam construir um amanhã muito mais igualitário e muito menos discriminatório.

bottom of page